07 Jul, 22

Conhecida como uma das cidades mais arborizadas e verde do Brasil, Goiânia conta com diversos espaços incríveis que são verdadeiros respiros em meio a uma rotina corrida.

Porém, vamos combinar que no cotidiano das grandes cidades, estamos cada vez mais afastados da naturalidade e isso faz com que buscamos constantemente formas de se reconectar com a natureza. É uma das alternativas mais facilmente encontradas é a de explorar o que a cidade oferece de bom através de espaços verdes, bosques, praças e jardins.

Certamente, ao ver um anúncio de um apartamento, você já deve ter reparado que sempre é destacado quando há proximidade com praças e áreas verdes. Isso acontece por que um imóvel próximo a esses espaços oferece mais qualidade de vida para os moradores, melhor climatização dos ambientes, abafamento sonoro e diversos benefícios que contribuem, ainda mais, para a valorização dos imóveis. Concorda?  

Assim, como você pode ver morar próximo a áreas verdes é sinônimo de bem-estar, alivio e motivação.

Continue acompanhando e saiba mais.

Quais os benefícios de morar perto de áreas verdes?

Goiânia é a cidade mais arborizada de vias públicas do Brasil, ela se encontra em primeiro lugar no ranking com 89,3%., deixando para traz cidades como Campinas (87,5%), Belo Horizonte (82,7%), Porto Alegre (82,7%) e Curitiba (76,1%). A capital goiana conta com cerca de 1.200 árvores espalhadas pela cidade e cerca de 94 m² de área verde por habitante, dentre elas estão ipês, flamboyants, palmeiras imperiais e mongubas, espécie mais comum da América Central e típica do Cerrado.

Quem nunca teve que andar pela cidade em uma tarde quente e procurou uma sombra para descansar? E quantas vezes você já procurou um parque para passar o domingo em família, fazendo um piquenique ou comemorando alguma data especial...

Pois é, em Goiânia não é difícil encontrar esses lugares e eles podem proporcionar mais do que lazer, mas também um estilo de vida mais saudável.

Dentro desse assunto, outras velha pergunta que sempre nos fazemos antes de encontrar um imóvel perfeito, “será que morar perto de praças é seguro?” ou “morar perto de praças é tranquilo?” Essa pergunta pode ser facilmente respondida quando observamos os diversos benefícios que isso proporciona para as famílias, entre eles:

- Qualidade do vida e ar

Os parques e praças são os pulmões da cidade. Toda a área verde tem o poder de filtrar o ar, livrando da poluição e melhorando a qualidade de vida, sendo de extrema importância para doenças respiratórias, principalmente quando falamos de crianças e idosos. 

Além disso, contribui para a retenção de partículas e na criação de microclimas, afinal, as arvores e também os jardins projetados com flora típica ajudam a coletar e reter calor, luz, e concentrar ou reduzir os ventos, ampliando a sensação de frescor, melhorando a umidade do ar e reduzindo os riscos de mal estar.  

- Socialização e lazer

Toda área verde é um excelente ponto de encontro!

Seja de passagem, fazendo uma caminhada, passeando com os pets ou somente comtemplando o fim de tarde, você ainda consegue se encontrar com aquele vizinho que você quase não tem contato mas aproveita o momento para dizer um “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”.  As praças são o lugar ideal para fazer novos amigos e encontrar velhos conhecidos para momentos de diversão, lazer e conveniência...

Além de todas as atividades e vantagens para a saúde que esses espaços podem proporcionar, muitos deles também compartilham de feiras gastronômicas, bares, pitdogs com culinária para agradar a todos os gostos. Principalmente no final de semana, a gente sabe que este é o programa preferido de muitas famílias goianas, afinal, já é parte da nossa cultura e tradição.

Quais são as praças mais conhecidas de Goiânia?

Como você já sabe, a capital de Goiás é conhecida por suas belas, praças e parques, espaços de lazer ao ar livre com muito verde, além de muita história boa para se ouvir e contar.

Cada cantinho da cidade carrega particularidades e muita história pra contar, como o parque Vaca Brava, areião, praça T-27, praça do cruzeiro, conceito consciente e a WTC square que está sendo construída.

É isso o que torna a capital Goiana 100% exclusiva: suas histórias, sua forma de compartilhar as experiências boas da vida e a possibilidade de construir histórias incríveis em comunidade.

Mas você sabe quais são as praças com áreas verdes mais famosas de Goiânia? Confere esse cheklist que fizemos...

 - Parque Vaca Brava

Localizado em um dos bairros nobres de Goiânia, o setor Bueno, é um dos cartões postais, muito conhecido por visitantes e moradores locais. A área conta com pista de caminhada, área para ciclismo, equipamentos de ginastica para quem deseja fazer musculação, local reservado para crianças, muita grama e um belo lago.

Além de todas características que o fazem ser um lugar encantador para aproveitar a família, ele também é rodeado de excelentes opções de apartamentos para quem deseja morar pertinho e tê-lo como “quintal de casa”.

- Parque Areião

Dono de uma vista maravilhosa, ele fica localizado na região Sul, no Setor Pedro Ludovico. Tem pista de corrida, estação para ginastica, brinquedo para as crianças, lago e uma área verde com vegetação de floresta e espécies de fauna nativa. Um lugar apaixonando e ideal para um delicioso pique nique e passeio de domingo com a família.  

- Praça Conceito Consciente

A praça é um projeto da Consciente, é inovadora, segue a tendência mundial de reutilização de materiais como madeira, preservação da natureza e uso responsável de recursos naturais sempre pensando na sustentabilidade, conforto e claro ela tem um parquinho incrível para a criançada e bancos para aquele encontro com vizinhos e amigos.

Ela é uma realização junto com a prefeitura de Goiânia e foi premiada diversas vezes dentro e fora do Brasil.

- WTC Square

A WTC Square está em construção e estará localizada no World Trade Center Goiânia, primeiro complexo All In Experience do Brasil – e sim, ele será Goiano. O projeto, que traz mais de 2000 M² de um incrível paisagismo assinado pelo Botânico Ricardo Cardim, pretende proporcionar mais vida em meio ao urbano e transformando a melhor localização do Setor Marista em um verdadeiro cartão postal da cidade.

A WTC Square será uma praça que servirá como ponto de transição entre as ruas e os ambientes do WTC Goiânia. O complexo, que terá um hall gastronômico e algumas conveniências, vai oferecer um espaço de facilidades para os usuários do complexo e a população do entorno. Um lugar para conexões e principalmente para experiências únicas.

Qual a valorização esperada em apartamentos localizados perto de praças?

Investir em imóveis é uma das formas mais seguras de aplicação financeira e nós já falamos sobre esse assunto por aqui.

Segundo os especialistas em imóveis, empreendimentos próximos a áreas verdes são valorizados em 20% dependendo do bairro.  Isso porque as pessoas estão cada vez mais procurando espaços que proporcionam qualidade de vida, promovem socialização, conforto climático, segurança de estar próximo de casa e lazer com a família e amigos. Além disso, esses bairros acabam sendo bastante visados por empresas e pelo comercio local, trazendo investimentos para o setor e ampliando, ainda mais, as possibilidades de valorização da unidade. Fantástico, não acha?

Morar próximo a área verde é a melhor opção para quem prioriza o bem-estar da família, dos pets e dos amigos para melhorar a saúde emocional e física. Bairros que contam com este espaço estão na frente em quesito de sustentabilidade, conforto e lazer e são considerados uma verdadeira gentileza urbana para toda a comunidade.

Agora, você já conhece todos os benefícios de morar próximo as áreas verdes e conhece as melhores praças de Goiânia. Então, que tal preparar aquele pique nique com a criançada? ou aquela caminhada matinal relaxante para começar o dia bem? O que não vai faltar é opções para você desfrutar do melhor lifestyle goiano não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar essa postagem com seus amigos e continue acompanhando nosso blog para saber mais.


Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Responsabilidade Social é destaque no Conselho Temático da FIEG

Felipe Alvarenga apresentou os projetos da Consciente para a área.

Canal

Sustentabilidade

Consciente na Semana da Paz

De 15 a 21 de setembro em Goiânia.

Canal

Sustentabilidade

Qualidade: O diferencial que faz a Consciente ser quem é, umas das 100 maiores do país

Os diferenciais que desenvolveram a Consciente são devidamente chancelados por órgãos nacionais e de renome que atestam essa excelência construtiva