08 Set, 20

O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo. São mais 250 mil dentistas, o que representa cerca de 11% dos profissionais do mundo. Porém, somente cerca de 15% dos brasileiros costumam visitar o especialista regularmente e outros 24 milhões afirmam nunca ter entrado em um consultório odontológico. Os dados da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos ligam um alerta sobre a necessidade de se conscientizar a população sobre a importância de frequentar o dentista, já que a saúde bucal também tem relação com doenças cardíacas e pulmonares, além de influenciar na auto-estima e no relacionamento entre as pessoas.


Um dos principais vilões que atrapalham a frequência regular dos brasileiros irem aos consultórios odontológicos é a dificuldade em conciliar o horário de trabalho e agendar uma consulta. Por isso, empresas da construção civil em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolveram a unidade móvel odontológica itinerante para os canteiros de obras. No mês setembro, por exemplo, será a vez dos trabalhadores da obra do residencial Gaia Consciente Home, empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora, receber atendimento odontológico gratuito.


O analista de departamento pessoal da construtora, Bruno Augusto Ferreira, já participou da iniciativa por três anos e aprova a iniciativa pela praticidade e o baixo custo. "É algo que facilita a vida dos colaboradores porque acontece dentro do nosso local de trabalho e não precisamos sair e perder um tempo de trabalho para resolver essa questão. Além disso, não tem custos", detalha o analista.


A unidade é equipada para realizar procedimentos básicos, como restaurações, profilaxia e tartarectomia e extrações simples. Se o paciente precisar de tratamento de endodontia, será encaminhado para a sede do Seconci Goiás, no Jardim América, para realizar o trabalho mais complexo. Segundo o coordenador de responsabilidade social da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa foi pensada justamente para atender os colaboradores que, muitas vezes, não tem tempo para ir ao dentista devido a correria do cotidiano.


"É um atendimento gratuito para os colaboradores nesse primeiro momento. Além disso, nosso convênio com o Seconci permite que se alguém tenha um problema mais grave, poderá fazer uma cirurgia por um preço muito mais em conta", detalha Felipe Inácio. Em 2019, a unidade móvel instalada no canteiro de obras do Planet Consciente Home, que já foi entregue neste ano, teve 120 trabalhadores atendidos, 292 consultas realizadas e 114 tratamentos concluídos. A construtora é filiada ao Seconci desde 1991, ano de fundação desta entidade, e mantém parceria com as unidades móveis do Sesi desde 1993.


Pandemia

Diante do cenário atual marcado pela pandemia da Covid-19, a coordenadora odontológica do Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Seconci Goiás), Daniela Figueiró dos Santos, destaca que o projeto deve atender até quatro trabalhadores da construção por dia. "Antes da pandemia, atendíamos oito pacientes por dia. Hoje, com novos protocolos de biossegurança e recomendação de intervalo maior entre uma consulta e outra, vamos atender a metade", destaca a coordenadora.


Daniela ainda afirma que o objetivo da iniciativa é levar a saúde bucal ao canteiro de obras, oferecendo um atendimento mais prático e econômico para o trabalhador. "Além disso, o projeto diminui o absenteísmo dos colaboradores com dores que impossibilitam o desempenho de suas funções", explica a coordenadora do Seconci.




Categorias: Institucional

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Institucional

Retrospectiva 2011 - Lançamentos

Confira os empreendimentos lançados pela Consciente Construtora em 2011.

Canal

Institucional

Engenheiro da Consciente é homenageado em sessão solene

Em comemoração ao dia do Arquiteto e do Engenheiro, ele recebeu homenagens na Câmara Municipal de Goiânia.