12 Jan, 22

Se você é daquelas pessoas que decidiu comprar um apartamento com ambientes integrados ou adquiriu um apartamento e decidiu integrar os cômodos, talvez tenha se pego pensando sobre como decorar o seu apartamento ou como decorar os ambientes integrados de sua unidade. Relaxa, isso é bem normal! A arquitetura sempre refletiu o modo de viver das pessoas e se adapta constantemente para atender a diversas necessidades. Em cidades grandes, como Goiânia, que requer praticidade nas rotinas pessoal e profissional, é cada vez mais comum encontrarmos o conceito de ambientes integrados em apartamentos e você pelo jeito fez uma ótima escolha.

O conceito aberto desses ambientes expressa mais sociabilidade entre o interior do apartamento e a família que mora ali. Por isso, se você ainda se pega questionando sobre “como decorar um apartamento integrado" ou " como decorar um apartamento”, garantimos que você vai se beneficiar com essas dicas de organização, todas pensadas nas tendências de 2022. E aí, quer aprender a deixar o seu apartamento com a sua cara?

Continue lendo e saiba mais.

O que são ambientes integrados?        

Os ambientes integrados já vêm provando que são fortes aliados para ambientes diversos – tanto aqueles que possuem metragens reduzidas quanto para os que possuem ampla metragem e precisam de conectividade entre os cômodos. Trata-se da ideia de unir dois ou mais ambientes, sem que haja a necessidade de paredes ou grandes divisórias, priorizando uma visão mais horizontal do apartamento e caracterizando-se pela possibilidade de conectividade com diversos espaços ao mesmo tempo: o melhor dos dois mundos.

Esse tipo de construção ganhou o coração de construtoras e incorporadoras com foco em clientes de alto padrão, seja pela beleza dos projetos, pela economia de materiais ou pela a ascensão de pedidos dos futuros moradores por esse tipo de personalização de ambientes, sendo hoje uma das formas mais adotadas para a criação de tipologias de apartamentos com 1, 2, 3 ou mais suítes e quartos. Interessante, não é?

Além disso, os apartamentos com ambientes integrados contam ainda com os benefícios da planta diferenciada, entre eles:

  • - Aproveitamento do espaço — menos paredes significam centímetros e até metros extras para você usar como quiser, com maior liberdade para mudar a posição dos móveis e outros elementos e também com mais possibilidades de personalização da estética do seu apartamento;
  • - Sensação de amplitude — a ausência de superfícies verticais faz com que o espaço pareça ainda maior, já que a visão mais vertical do ambiente amplia, ilumina e ventila a unidade muito mais facilmente;
  • - Aumento da interação no apartamento — as pessoas passam a compartilhar as mesmas áreas mesmo quando exercem atividades como assistir TV, cuidar das plantas na varanda ou cozinhar, o que melhora o convívio e favorece a comunicação;
  • - Ambientes mais saudáveis — a atmosfera interna fica agradável porque, sem tantas barreiras entre os recintos, o ar circula com facilidade e a luz do sol alcança diversos pontos;
  • - Economia — esse benefício pode surgir em apartamentos integrados porque a luz natural consegue chegar a todos os cômodos, reduzindo custos com energia elétrica durante o dia.

Quais ambientes posso integrar em um apartamento?

Bom, acho que deu para perceber que a integração transforma os apartamentos de maneira positiva, colaborando para uma convivência mais próxima e melhorando a rotina dos moradores, né? Felizmente, é possível obter todos os benefícios dessa solução com diferentes e simples tipos de modificações, inclusive quando o apartamento ainda está na planta.

Se você ainda não pensou em quais ambientes podemos integrar num apartamento ou em quais ambientes precisa solicitar para que a construtora modifique, fique tranquilo, separamos algumas das principais integrações feitas em apartamentos, assim você consegue pegar algumas ideias e agilizar todo o processo.

Bom, tenha em mente que as integrações de ambientes mais comuns são:

  • - Cozinha integrada com a lavanderia — apesar de não ser uma novidade, esta é uma ótima proposta para economizar espaço e ganhar comodidade, ainda mais se considerarmos que ambas as áreas costumam ter eletrodomésticos volumosos. Por isso, capriche nos móveis planejados, invista em eletrodomésticos que se encaixem perfeitamente no seu projeto de marcenaria e deixe sua cozinha / lavanderia ainda mais ampla. Você tinha pensado nessa ideia simples?
  • - Sala de estar integrada com a sala de jantar — Este é aquele tipo de junção ideal para famílias que valorizam o momento das refeições e que gostam de uma harmoniosa confraternização, utilizando esse período para conversar, dar risadas e compartilhar assuntos do cotidiano. Esses dois ambientes, quando juntos, promovem um living incrível para o apartamento, forjando um espaço de comunhão, conversas, reuniões e até de eventos em família. Que tal fazer a próxima ceia de natal no seu apartamento?;
  • - Cozinha integrada com a sala de estar — Bastante conhecida aqui no Brasil como “cozinha americana”, essa solução é perfeita para quem gosta de preparar receitas sem perder o que acontece de interessante na sala de estar. As tendências de 2021/2022 buscaram elevar, ainda mais, essa experiência, criando “cozinhas ilhas”, também conhecidas como “balcões ilhas”, conectando toda a família e criando um verdadeiro espaço de diálogo e diversão.
  • - Sala integrada na varanda gourmet — Queridinha dos arquitetos, a integração entre a sala e a varanda gourmet propõe a amplitude do living, criando um único espaço proposto para diversão, relaxamento e conectividade entre toda a família. Realmente, essa personalização entrega diversos benefícios e entrega um incrível e sofisticado espaço para a família descansar, relaxar, aproveitar os dias e até trabalhar.
  • - Integração da Suíte com closet — Vamos combinar: esta é a disposição perfeita para quem gosta de encontrar todos os pertences rapidamente, mantendo os cuidados pessoais com total conforto em um cantinho privado. Com tranquilidade você encontra todos os seus pertences e tudo o que considera importante para uma skincare ou para um momento de relaxamento, tudo ali, na sua suíte.

Como decorar meu apartamento?

Depois de esse mix de informações sobre personalização e os benefícios de morar em um apartamento integrado, que tal colocar a mão na massa e pensar em sua decoração?

Para que esse processo se torne ainda mais fácil e divertido, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a dar um upgrade na sua decoração e no estilo do seu imóvel. Portanto, atente-se, na hora de decorar o seu apartamento:

  • - Comece entendendo que não existe uma decoração errada: o seu estilo, as suas cores preferidas, o posicionamento dos seus móveis... Nada está errado. A arquitetura pode dar dicas de planejamento para a melhor alocação dos móveis, para o aproveitamento dos espaços e ampliação do apartamento, mas você que deve saber como prefere e de que forma o seu apartamento se encaixa ao seu estilo de vida.
  • - Invista em armários planejados: perfeitos para aproveitar os espaços sem poluir a vista dentro do imóvel, os móveis planejados te ajudam a ganhar espaço sem perder a fluidez do espaço.
  • - Móveis com altura baixa: essa é uma dica de ouro e que poucas pessoas conhecem. Para melhor sensação de amplitude, utilize móveis com altura baixa e posicione-os de forma que estejam abraçando dois espaços. Assim, você perde a impressão de que existe dois locais diferentes no espaço.
  • - Tapetes e sofás podem te ajudar: é verdade. Os sofás que se posicionam entre a sala e a varanda gourmet, por exemplo, ou os tapetes que integram os espaços devido ao seu tamanho e formato ampliam ainda mais a sensação de grandeza do espaço. Dica interessante, ein?
  • - Eletrodomésticos embutidos: por ultimo, mas não menos importante, os eletrodomésticos embutidos serão grandes parceiros se o seu desejo é ampliar o espaço. Você consegue trabalhar com micro-ondas embutido, maquinas de lavar embutidas, geladeiras escondidas, fornos, fogões... literalmente, uma infinidade de possibilidades.

Decorar o seu apartamento com essas dicas será ainda mais fácil. Acredite, com tantas opções de personalização e com tantas possibilidades de decoração, qualquer imóvel pode ficar ainda mais valorizado, bonito e elegante. E você, já sabia dessas dicas para quem quer decorar um imóvel com ambientes integrados?

Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse incrível conteúdo!




Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

O que esperar do complexo WTC em Goiânia?

O primeiro complexo World Trade Center All In Experience do Brasil chega em Goiânia com força total!

Canal

Investimento

Conheça o Elements Consciente

O Elements Consciente conecta sofisticação e funcionalidade por meio de amplitude em seus espaços, por toda sua arquitetura.

Canal

Investimento

Por que comprar um apartamento com varanda balcão?

Tendência em empreendimentos internacionais, esse modelo de varanda oferece bem-estar, luxo e sofisticação.