11 Ago, 20

Você já pensou em montar uma horta em seu apartamento? Já pensou em ter uma diversidade de temperos fresquinhos à sua disposição? Acredite, isso é possível e pode ser uma ótima maneira de aproveitar o espaço da varanda, agregando muito mais vida em seu apartamento e possibilitando o acesso aos mais variados tipos de hortaliças fresquinhas no seu alcance.

Morar em um apartamento não significa que não pode ter sua própria horta. Com algumas técnicas básicas de cultivo e um pouquinho de espaço disponível, é possível integrar hábitos sustentáveis e saudáveis na sua rotina, além de ser uma atividade prazerosa e muito mais fácil do que se imagina.

O melhor de tudo é que você terá acesso a alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos — afinal, é você quem vai cuidar desde o início para que eles cheguem deliciosos e saudáveis a seu prato! Ficou curioso pra saber como montar uma horta no seu apartamento?

Confira todas as dicas práticas para montar uma horta de uma forma simples e muito divertida.

Onde montar uma horta no apartamento?

O primeiro passo é escolher um bom local para as suas hortaliças. Em geral, as plantas gostam de umidade e sol, certo? Seguindo este pensamento, podemos escolher um local onde será possível regar constantemente, sem que danifique móveis ou eletrodomésticos, e o sol necessário para que a horta se desenvolva de forma saudável.

Você pode escolher uma parede, janela ou um espaço mais aberto, como a área de serviço, que tenha maior incidência de luz e que permita essas regas constantes. As hortaliças e os temperos necessitam de luz solar por, pelo menos, 6 horas por dia. Por este motivo, quanto maior o contato com os raios solares, melhor será o desenvolvimento das novas plantinhas.

Um outro local incrível de adaptar a horta no seu apartamento é na varanda. Além de ser um ótimo lugar para as hortaliças, tanto por maior exposição ao sol quanto por ser um espaço aberto que permite melhor movimentação de correntes de ar, a varanda se torna um dos centros de convivência e de bem-estar. Um bom motivo para começar a pensar nessa adaptação!

Escolhendo um recipiente para a horta

Para uma horta bonita e organizada, procure vasos e floreiras que colaborem com o espaço que está disponível. Se decidiu colocar as plantas em alguma parede, existe uma série de vasos horizontais que podem ser adaptados em cima do outro, aproveitando a água da rega e colaborando para uma melhor distribuição do espaço disponível.

Existe ainda uma gama enorme de pezinhos, penduradores e bolsas para adaptação de plantas. São extremamente úteis na distribuição das mudas e auxiliam no aproveitamento do espaço, ampliando o local de adaptação dos vasos e evitando atrapalhar os moradores a transitar pelo apartamento.

A reciclagem também é uma ideia a ser seguida. Potes de vidro, metal e aço que antes seriam descartados, com uma leve mão de tinta spray ou com um efeito de lixa, tornam-se um excelente recipiente para sua horta.

Iniciativa verde: Algumas construtoras apoiam a ideia da sustentabilidade e da vida mais natural e saudável. Com isso, o jeito de agradar os clientes mudou. Hoje já existem empresas que oferecerem um brinde seguindo aquela ideia do ‘Faça você mesmo’! E nesse caso, é faça uma horta no seu apartamento. O kit reúne uma bolsa especial para plantar e cultivar ervas aromáticas e temperos no apartamento, além de sementes. Uma ótima alternativa para quem não dispõe de muito espaço, mas não abre mão de ter uma horta em casa.

Você consegue plantar mais de um tipo de hortaliça no mesmo recipiente. Além de todos esses benefícios, a bolsa tem ainda uma ótima drenagem, o que evita a proliferação de mosquitos. Incrível né?

O que plantar na horta do seu apartamento?

Escolhido o lugar para as plantas, agora é hora de selecionar o que você vai plantar. Para uma horta pequena, existe muitas mudas que podem ser facilmente cultivadas. Em geral, os mais fáceis de cuidar são:

  • ·         Hortelã – Necessita de rega diária e bastante sol.
  • ·         Manjericão – Rega diária e bastante sol
  • ·         Cebolinha e salsinha: Podem ser plantados próximos um do outro e necessitam de cuidados semelhantes com rega diária e bastante sol.
  • ·         Alecrim – Gosta de pouca rega e bastante sol.
  • ·         Orégano – Rega e sol abundantes
  • ·         Pimentas – Gostam de bastante sol e rega média

A ideia é poder, sempre que quiser, colher galhos e folhas frescas para temperar os alimentos e aproveitar o sabor dos temperos caseiros.

Como cultivar temperos em um apartamento?

Agora chegou o momento de plantar os seus temperinhos! Escolha uma terra rica em matéria orgânica – a terra preta é conhecida por ser um dos melhores substratos para plantação de flores e frutos – e não esqueça de adaptar o vaso ao substrato.

Isso significa que, você precisa ter cuidado para a terra não vazar toda pelos buraquinhos do potinho. O ideal é forrar esses buraquinhos com alguma manta adubada, cerragem ou cascalho expandido, desta forma não haverá terra espalhada por todo o chão.

Plante as mudas e mantenha uma boa frequência de rega e sol até que as mudas nasçam. É importante manter também uma frequência de adubação, seja com adubos, compostos líquidos comprados em casas especializados e supermercados, a cada quinzena.

Assim, não existe alguma dúvida que as mudas irão crescer fortes e saudáveis, não é mesmo?!

Como aproveitar sua horta?

Os benefícios de ter uma horta no apartamento vão bem além de temperar seus pratos. Já imaginou tornar o espaço das plantas um local de leitura, de concentração ou de meditação? Sim! O aroma de algumas hortaliças e plantas pode trazer bastante relaxamento e te ajudar na concentração.

Que tal, por exemplo, colocar uma mesinha com cadeiras próximos às plantas, espalhando almofadas, puff ou tapete? Este é um espaço para sentar e ler um livro, tomar um café e assistir ao pôr do sol. Isso é saudável e faz bem para o corpo e para a mente.

Viu como é fácil ter uma horta no seu apartamento? Escolhendo o local certo, que seja arejado e que tenha sol durante uma parte do dia, selecionando o recipiente ideal para o seu espaço e escolhendo as suas plantas e hortaliças preferidas, ter uma horta no apartamento será não só um momento relaxante e de lazer, mas também algo bem saboroso pra você e toda a família.

Gostou do conteúdo? Compartilhe essa ideia com familiares e amigos! Anime todos a cuidar e preservar o espaço saudável que vocês podem criar juntos. Siga nossas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog! 


Categorias: Decoração

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Decoração

Minibar: Como ter praticidade e diversão na sua varanda?

Confira como trazer referências vintage e transformar seu apartamento no melhor espaço para reunir a família e amigos.

Canal

Decoração

CASACOR 2019/2020 – Residência e natureza na mesma sintonia

Com o tema “Planeta Casa”, uma das maiores mostras de design, arquitetura e paisagismo reforçou a sustentabilidade.