01 Jan, 12

A Consciente Construtora é uma empresa que, desde sua fundação em 1982, sempre se preocupou com as questões sociais e ambientais. Essa política é hoje um dos pontos fortes de sua marca, reconhecida no mercado imobiliário pelo respeito e credibilidade em tudo que faz. Muitas das ações descritas abaixo nasceram de forma espontânea, pela sensibilidade do fundador e presidente da Consciente, Ilézio Inácio Ferreira.

Atualmente seu filho Felipe Inácio Alvarenga, seguindo os passos do pai, criou na empresa a área de Responsabilidade Social, onde é coordenador, administrando os projetos desenvolvidos e incentivando outras iniciativas que não param de acontecer e repercutir na sociedade. Confira abaixo alguns exemplos:

COLETA SELETIVA - LIXO TRATADO COM CONSCIÊNCIA

O programa de gerenciamento de resíduos, criado em 2008, tem por objetivo a separação e reaproveitamento dos materiais recicláveis utilizados tanto na área administrativa como nas obras da empresa. Essa iniciativa gera qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

BILHETERIA SOLIDÁRIA

Durante a “Mostra Ambientar”, evento promovido pela Consciente Construtora de 2007 a 2010, toda a renda obtida com a portaria foi revertida integralmente a instituições de caridade, como creches, asilos e orfanatos.

ÔNIBUS DA VOCAÇÃO

Por meio do Programa Profissional do Futuro, em parceria com a Caixa Econômica Federal, estudantes realizaram visitas monitoradas na Ambientar 2010. Um ônibus devidamente caracterizado fez o deslocamento dos estudantes, que assistiram apresentações sobre o dia-a-dia de profissionais de diversas áreas do conhecimento, envolvidos na concepção e na construção da mostra.

APOIO A EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS

A empresa tem no seu DNA a preocupação com a cultura e com a vida saudável das pessoas, por isso apoia a produção cultural e artística goiana, como exposições, mostras, festivais de arte, cinema, música e eventos esportivos.

APROXIMAÇÃO E BOA CONVIVÊNCIA COM SEUS VIZINHOS

A Consciente Construtora criou, em 2008, o projeto de Aproximação e Boa Convivência com os vizinhos de seus empreendimentos. Ações são desenvolvidas, como entrega de brindes, cafés da manhã e visita dos engenheiros. Tudo como forma de estreitar laços e demonstrar respeito aos moradores.

CALÇADA CONSCIENTE - EXEMPLO DE URBANISMO

Respeitar o direito da acessibilidade e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente, esse foi o desafio proposto pela Consciente ao elaborar em 2009, o conceito da Calçada Consciente. O primeiro modelo foi criado na quadra onde estava a inédita Central de Decorados, no Setor Bueno, em Goiânia. O segundo projeto foi inaugurado em 2011 na quadra do empreendimento Like Bueno.

A Calçada Consciente é um projeto que recebeu vários prêmios, inclusive foi apresentado em um Fórum do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) realizado na Colômbia. No ano passado o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, manifestou interesse em criar um projeto de lei oferecendo incentivo às construtoras, para que todas construam, nas quadras dos seus empreendimentos, o modelo da Calçada Consciente. Esse projeto de lei deve ser enviado ainda neste semestre a Câmara dos Vereadores.

COMPROMISSO COM O FUTURO

Desde 2008, a Consciente Construtora participa do projeto Menor Aprendiz, parceria firmada com as Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (OSCEIA). Essa iniciativa garante que dezenas de jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, garantindo inclusão social e profissional.

EDUCAÇÃO

Faz parte da estratégia da Consciente Construtora investir na educação de seus colaboradores. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a empresa promove cursos abrangendo diferentes seguimentos, entre eles se destacam:

Programa de alfabetização para os colaboradores nos canteiros das obras - Visa contribuir para a inclusão social e o despertar do interesse pela escolaridade. Desde 2009, 50 funcionários já passaram pelo programa.

Programa profissionalizante - Oferece cursos de pedreiro, amador, carpinteiro entre outros na área da construção. O foco é capacitar cada vez mais os colaboradores da Consciente, melhorando na mesma proporção a qualidade de mão de obra.

Inclusão digital - Neste programa os alunos aprendem sobre o mundo digital e suas ferramentas como pacote Office e a Internet.

Trailler do Conhecimento - Em 2011 foi inaugurada na empresa uma verdadeira sala de aula sobre rodas, o trailler do conhecimento digital. Uma unidade móvel que possui equipamentos modernos, além de um ambiente climatizado e ergonomicamente projetado, para que o colaborador da empresa tenha suas aulas de noções básicas de informática com a mesma qualidade que qualquer unidade do SESI/SENAI.

ACADEMIA SUSTENTAVEL NO CANTEIRO DE OBRAS

Pensando em combinar sustentabilidade e incentivo a uma vida saudável, a Consciente montou no canteiro de obras do empreendimento La Musique, uma academia diferente. Itens utilizados nas obras, como canos, madeira e cimento, foram reaproveitados para a montagem de aparelhos de ginástica. A iniciativa é inédita em Goiânia e foi idealizada por dois colaboradores da empresa.

O projeto-piloto conta com o apoio do Sesi, que, além de repassar alguns aparelhos, ficou responsável pela manutenção e pela orientação profissional dos alunos. Os colaboradores estão adorando o projeto, o objetivo da Consciente Construtora é estender a iniciativa para as outras obras da empresa.

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

Consciente faz campanha para pessoas com câncer de mama

Em outubro, a empresa fará ações sobre a importância da prevenção e de se mostrar presente na vida de pessoas com a doença.

Canal

Sustentabilidade

Goiânia 80 Anos

Em 2013, nossa cidade maravilhosa do Cerrado completa 80 anos. Uma jovem capital, para quem a Consciente desenvolve projetos sustentáveis que priorizem a qualidade de vida.

Canal

Sustentabilidade

Consciente reforça serviço de assistência social no canteiro de obras

Projeto oferece assistência social para operários resolverem demandas de saúde ou administrativas, sem precisar se ausentar no trabalho