09 Dez, 11

A falta de mão de obra qualificada tem sido o principal obstáculo para o crescimento da indústria da construção em Goiás. Faltam pessoas qualificadas em todas as áreas do setor. Para reverter este quatro, a Consciente Construtora e a Bambuí Empreendimentos investem em formação e desenvolvem ações de treinamento em parceria com o Sesi/Senai.

No dia 16 de dezembro as empresas entregaram os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 42 empregados. A solenidade aconteceu na sexta-feira (16), no La Musique (T-3 esquina com T-51, Setor Bueno), durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

O Diretor Presidente da Consciente, Ilézio Inácio Ferreira, o Diretor Regional do SENAI Goiás e superintendente do SESI, Paulo Vargas, o Superintendente Substituto do Tribunal Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Valdivino Vieira, e membros do sistema FIEG entregaram os certificados aos formandos dos cursos de pedreiro, marceneiro, armador e inclusão digital.

Durante todo ano foi realizada nas obras uma campanha de conscientização para que os colaboradores não se envolvessem em acidentes de trabalho. Em comemoração à conquista da marca zero de acidentes nas obras da empresa, foram sorteadas duas motos zero quilômetro entre os funcionários. Os ganhadores foram o servente Ricardo de Jesus Souza, e o eletricista Rafael Costa de Souza.

Melhorando de vida

Rogério Marques, que está na empresa há quase dois anos, está se formando no curso de carpinteiro. Ele atuava como ajudante neste ofício e resolveu seguir o exemplo de outros colegas que também se qualificaram. "Nos últimos meses, vi três colegas sendo promovidos. Não só o salário deles melhorou, como também suas vidas. Quero isso para mim", conta. Com sua participação no curso, Rogério passará a ganhar o dobro.

Já Ronaldo Pereira dos Santos, carpinteiro há quatro anos na Consciente, foi qualificado no curso de inclusão digital. Ele conta que antes de participar do curso tinha vergonha quando o filho de 10 anos perguntava sobre internet e programas de computador. "Hoje é diferente, eu ensino meu filho a mexer no computador, entro em uma lan house medo e faço pesquisas sobre vários assuntos", disse. Já vivenciando os benefícios da qualificação, Ronaldo já se decidiu: vai continuar participando dos cursos oferecidos pela Consciente em parceria com o Sesi.

Trabalhadores na construção

Em Goiás, há aproximadamente 76 mil trabalhadores na construção. Segundo o levantamento sobre a mão de obra no setor realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), 67% dos operários em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis não fizeram ainda cursos para ajudá-los a trabalhar na construção. Para os que fizeram, 81% dos cursos concluídos ajudaram a melhorar a qualidade do trabalho executado na construção.

Categorias: Sustentabilidade

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Sustentabilidade

CREA-GO, Prefeitura de Goiânia e ADEMI-GO lançam o Manual da Calçada Sustentável

O intuito do manual é esclarecer e orientar estudantes, profissionais e a população.

Canal

Sustentabilidade

Consciente Construtora monta 1ª academia sustentável no canteiro de obras

Aparelhos foram feitos com objetos usados nas obras, como canos e madeira.

Canal

Sustentabilidade

A 1ª edição do Balanço Socioambiental da Consciente já está disponível

Os resultados foram apresentados oficialmente na Mostra Socioambiental da construtora.