23 Jul, 19

Em pesquisa, o índice FipeZap destacou Goiânia entre as dez cidades com maior valorização em vendas de imóveis nos últimos 12 meses. De acordo com a tabela há uma variação positiva de 4,04%, sendo a única cidade a superar a inflação do período. Os dados comprovam que mesmo com a lenta recuperação da economia do País, o mercado imobiliário, em especial a capital goianiense, vivencia um ritmo de valorização.

Goiânia é considerada a capital com o preço do metro quadrado mais barato em todo o País, além de se destacar como a capital brasileira com maior quantidade de áreas verdes. Com cerca de 40 parques distribuídos pela cidade a capital se tornou uma das mais arborizadas do país.

Especialistas afirmam que o período é excelente para quem quer comprar ou investir em imóveis. O corretor Leandro Alves enfatiza que essa recuperação do mercado imobiliário trará ótimo retorno. “Tivemos uma crescente no mercado imobiliário. Isso, em curto espaço de tempo, significa que quem aproveitar o momento para comprar os imóveis com os preços atuais poderá considerar a recuperação anunciada como uma valorização real, que pode representar um ótimo lucro em um futuro próximo”.

Em entrevista para o site, A Redação, o vice-presidente da Associação das Empresas do mercado imobiliário de Goiás (Adeim-GO), Fernando Razuk, menciona que a expectativa é de um aumento de 30% neste ano de 2019. Razuk ainda pontua um ganho de confiança do consumidor para adquirir um imóvel devido a superação da crise do mercado imobiliário.

O setor imobiliário é considerado um dos setores mais seguros para investir pois sempre existirá demanda por imóveis. O déficit habitacional do Brasil de 7,757 milhões de moradias, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) somado ao aumento populacional, geram um aumento consistente na demanda por imóveis e proporciona potencial de valorização.

Ainda é considerado um investimento de baixo risco pois o valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Portanto, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel que você possua irá proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro. Outro ponto importante, é o fato de se tratar de um investimento para venda ou locação com renda, o que caracteriza o investimento em imóveis uma boa opção na diversificação de investimentos, seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.