16 Jul, 19

O Parque que se tornou referência em Goiânia carrega uma história bem inusitada e desconhecida. O Vaca Brava, criado em 1951 quando aprovado o Decreto que loteou o setor Bueno, hoje conta com um lago e vasta vegetação de espécies frutíferas e exóticas como Manga, Abacate, Caju, Limão, Ficus Benjamina, Leucena, Flamboyant, Sete Copas e outras. O espaço ainda contempla parque infantil, pista de cooper e estação de ginástica, o preferidinho dos goianienses para o lazer suas atividades físicas. Mas nem sempre o parque foi o cartão de visita que se tornou.

Em histórico, a CAU/GO descreve o verdadeiro nome de batismo - Parque Municipal Sulivan Silvestre -, nome dado em homenagem ao ambientalista e ex-presidente da Funai, falecido em 1999. Mas porque o apelido de “Vaca Brava”? Esse nome carrega uma outra história bem ilustre.

Vários sites, entre eles o Curta Mais, relatam a mesma história que há muito tempo atrás a reserva era parte de uma fazenda, onde passava um córrego e ao redor era cercado por brejo – daqueles que precisa de ajuda para desatolar. Nessa mesma época, viviam ali vacas não-domesticadas que na tentativa de travessia atolavam – daí já imagina o alvoroço que provocavam para sair do local. Daí deriva o apelido, Vaca Brava, como o parque hoje é conhecido.

 A fazenda abrangia toda a área do Setor Bueno e após criado o decreto para loteamento do setor o índice do projeto original que contava com 12% de área destinada à espaços livres, praças e parques. Em 1970 reduziram cerca de 4% desse mesmo índice, ameaçando a extinção do parque. Em 85 o prefeito do município de Goiânia, ignorando toda documentação que discorria o parque como APM (Área Pública Municipal), atendendo ao pedido de Waldir Rodrigues do Prado, autorizou a construção de um condomínio particular sobre a nascente do córrego.

Foi então que a SEMMA, hoje AMMA, entrou com processo judicial, afim de recuperar as nascentes do córrego Vaca Brava. Mais tarde, 7 anos depois, em 92 o Juiz, Geraldo Salvador de Moura, assinou sentença de área de proteção ambiental para o córrego. Hoje o Vaca Brava é legalmente uma APM e a reserva é contornada pelas vias T-3, T-5, T10 e T-15, localizado no setor Bueno já em divisa com o Jardim América, dois bairros importantes do município goiano.

Quem vive no entorno da região vislumbra a bela vista que o parque carrega e dispõe de um dos Shoppings mais modernos, o Goiânia Shopping, que por coincidência faz aniversário no mesmo dia que o parque, em 24 de outubro. O Shopping, com 161 lojas, também é conhecido pela sua extensa área de mata nativa, diferencial que sustenta sua história desde o início. No entorno desses dois locais reside parte representativa da população econômica ativa da cidade.

Os residentes da região se beneficiam da mobilidade urbana do setor Bueno com shopping, parques, praças, supermercados, escolas, universidades, conveniências e outros. Com todas essas facilidades de acesso o setor obteve uma crescente procura por moradia e as construções civis deslancharam.

E aí? Deu pressa de mudar para a região do Bueno? Venha comigo que te apresento uma novidade! A Consciente Construtora e Incorporadora, referência no ramo imobiliário de Goiás, está finalizando um de seus empreendimentos com entrega prevista para março de 2020, o Planet Consciente Garden. O empreendimento promete destaque com seus 634m² de área verde e 4 praças contemporâneas, ideal para quem não abre mão da natureza.

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

O que é o conceito de brasilidade presente em novos prédios?

A tendência que vem sendo destaque nos lançamentos imobiliários une requinte, sustentabilidade e beleza em apartamentos contemporâneos.

Canal

Investimento

O que é Registro de Incorporação e por que ele é necessário?

O documento certifica a legalidade da incorporadora na hora de comprar um imóvel e de efetuar a venda.

Canal

Investimento

Financiamento de Imóveis bate recorde em 2021

O comprador pode ganhar muitas facilidades ao escolher o mesmo banco financiador das obras para financiar seu apartamento na planta.