03 Fev, 21

Se você está pensando em comprar um apartamento de alto padrão deve saber que cada construtora apresenta uma série de diferenciais que são entregues para os moradores ao final de suas obras. Desde acabamento diferenciado, áreas comuns com exclusividades ou, até mesmo, opções na planta para deixar o apartamento com a sua cara, tudo isso pode ser considerado como um acabamento de alto padrão se bem executado. Mas você já pensou sobre a real aplicação desses diferenciais e se eles possuem qualidade construtiva?

É, este termo pode ser novo para muitas pessoas, mas a qualidade construtiva é o que determina se aquele apartamento realmente entrega, a curto e longo prazo, o que os consultores te informam no momento da venda. Mas afinal, você sabe o que é um apartamento de alto padrão? Sabe como identificar as características de um empreendimento de alto padrão em sua cidade?

Continue acompanhando para saber mais.

O que é alto padrão de qualidade em apartamentos?

O acabamento de um apartamento de alto padrão pode ser caracterizado como atitudes e processos que, quando somados, proporcionam ao futuro morador uma gama de benefícios de design, acabamento e de estrutura. Parece complicado, não é? Espera que vamos te explicar melhor.

Quando o projeto de um prédio é desenvolvido a equipe responsável apresenta, primeiramente para a prefeitura e posteriormente para os compradores, um plano de construção e de acabamento que dará vida e forma para o condomínio. Neste plano, também conhecido como ficha técnica do empreendimento, que estão descritos os materiais que serão usados para a fundação, construção e acabamento do prédio.

É justamente neste momento que o alto padrão de qualidade pode ser observado pela primeira vez. Um empreendimento, mesmo que com perfeita localização, como bairros do Setor Marista, Setor Bueno ou Setor Oeste, em Goiânia, precisa entregar para os seus moradores um acabamento que seja duradouro, que exija poucas manutenções e que torne a unidade bonita, uniforme e perfeita para ser trabalhada por um arquiteto, por exemplo. Este planejamento de finalização das unidades e do prédio, com peças de qualidade, design inovador, diferenciais exclusivos e com fácil manutenção é o que pode ser considerado, de forma bem simples, como acabamento de alto padrão.

Onde se aplica o acabamento de alto padrão em um empreendimento?

Contrariando ao que muitos pensam, o alto padrão de qualidade não se dá apenas pela finalização ou pelo acabamento das unidades de um prédio.

Quando a construção se inicia, por exemplo, é necessário que a equipe técnica defina um planejamento de resistência, durabilidade e até de flexibilidade para aquela torre. Para que isso seja possível, precisam ser realizados testes que irão garantir que o projeto prioriza a segurança e o conforto de seus futuros moradores.

Um empreendimento com alto padrão de qualidade prioriza, além disso, questões como iluminação e ventilação natural, espessura das paredes e da alvenaria, materiais hidráulicos e elétricos e a segurança dos mesmos, pesquisa de solo e até mesmo a qualidade dos insumos que serão utilizados durante o desenvolvimento do projeto.

Muito além do acabamento, não é verdade? Quando você compra um apartamento com essa qualidade, tem a certeza de que está investindo em algo com segurança, conforto e experiência construtiva. Por isso, é preciso conhecer bem a construtora que está desenvolvendo o empreendimento onde deseja aplicar seus investimentos. 

Como saber se meu empreendimento possui alto padrão de qualidade?

O padrão de qualidade de um empreendimento é também um dos fatores que poderá determinar a durabilidade dos itens do apartamento, a variedade das peças e a habilidade da construtora em desenvolver projetos com aptidão e excelência.

Dessa forma, na hora de adquirir sua unidade, o apartamento deve ser observado como um todo. Deixe de lado as considerações mais grossas, como tamanho do imóvel e integração entre espaços, para um segundo momento e atente-se aos detalhes da unidade:

·         Observe a qualidade dos materiais que são entregues como tomadas, torneiras, pias, cubas, louças e metais;

·         Observe a qualidade da pintura e também o padrão de escoamento de agua, se a mesma possui fluxo para ralos ou se permanece empossada, causando prejuízos a longo prazo.

·         Confira se as louças estão bem fixadas e limpas, se o porcelanato e o revestimento estão bem fixados e se nenhuma das paredes apresenta barulhos ocos.

A maneira como é realizada a instalação e execução dos serviços também é importante. Já imaginou comprar um imóvel e em pouco tempo as louças começarem a se desgrudar? E o porcelanato descolar do chão sem motivo nenhum? Seria bem ruim, né?

Isso é sinal de má execução na hora do acabamento da unidade e também faz parte do padrão de qualidade do empreendimento. Portanto, fique atento a cada detalhe e, se possível, acompanhe o processo de construção e de desenvolvimento da sua unidade.

Qualidade construtiva e sustentabilidade de um empreendimento

A sustentabilidade deve estar sempre presente em nosso cotidiano, correto? Nós já falamos, anteriormente, sobre empreendimentos sustentáveis e também sobre como a sustentabilidade pode transformar as cidades em grandes metrópoles. Mas você sabe o que sustentabilidade tem a ver com alto padrão de qualidade? Tudo!

Empreendimentos sustentáveis são pensados para promover conforto climático e sonoro, integração com a natureza e também melhor adaptabilidade para todas as idades de público que irá morar ali. Essa também é uma das premissas de um prédio de alto padrão.

Apartamentos com nivelamentos perfeitos, ventilação e iluminação natural, aplicação de persianas nas janelas, integração de ambientes e opções de personalização se encaixam em características da qualidade construtiva. Um empreendimento que possui pomar, horta, terraço verde e espaços pensados em idosos, crianças e nas mais diversas faixas etárias, por exemplo, precisa ser construído pensando na melhoria da qualidade de vida de todos esses grupos, sem perder sua elegância, design inovador e seus diferenciais exclusivos.

Para que tudo isso seja possível de execução, a construtora precisa elaborar um projeto que englobe todas essas características, desenvolvendo as obras da melhor maneira possível e possibilitando a criação de um espaço pensado em todos. Isso é qualidade construtiva sendo levada a sério para gerar o melhor alto padrão de qualidade!

Conheça a construtora onde irá adquirir o seu apartamento

Uma das melhores formas de garantir uma compra segura e um empreendimento com alto padrão de qualidade de verdade é conhecendo a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto do seu apartamento. Empresas com know-how voltados para a construção com qualidade construtiva desenvolvem projetos inovadores, sustentáveis e integrativos.

Por isso, pesquise sobre a empresa, seus reconhecimentos e prêmios na área da construção civil e seus certificados e normas técnicas. Além disso, mantenha contato com a central de relacionamento da incorporadora, tirando todas as suas dúvidas e realizando visitas às obras sempre que achar necessário.

Devemos sempre lembrar que a qualidade construtiva presente em um empreendimento de alto padrão começa desde o seu planejamento e atravessa todas as fases da construção e do desenvolvimento. Por isso, é importante estar sempre por dentro de todas as novidades e diferenciais que os diversos lançamentos estão apresentando ao mercado, mas sempre conferindo para atestar o alto padrão de qualidade da unidade que adquiriu. Dessa forma, você investe em algo que irá gerar felicidade e satisfação para você e sua família.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog semanalmente e compartilhe com seus amigos!


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

O que preciso saber antes de declarar um imóvel no imposto de renda?

Entenda como funciona a declaração dos imóveis no Imposto de Renda de maneira fácil e descomplicada.

Canal

Investimento

5 benefícios que você tem ao morar perto da praça T-23

Além de muita conveniência e diversas exclusividades, essa região do Setor Bueno oferece proximidade ao que é importante para sua família.

Canal

Investimento

Já se perguntou: porquê “Vaca Brava”?

Muitos conhecem o parque como o cartão postal de Goiânia, mas nem imaginam que o nome carrega uma história inusitada.