09 Fev, 22

Você já percebeu que está cada vez mais comum encontrar apartamentos a venda com cozinha integrada a área de serviço? Essa tendência, que ganhou força no Brasil principalmente por causa da praticidade e da funcionalidade, tem cada vez mais adeptos e continua evoluindo, tornando esses espaços que são bastante necessários num apartamento em ambientes mais formais, repaginados e extremamente elegantes. Mas, sabia que, além da beleza desses cômodos, quando unimos um ambiente a outro ganhamos espaço, leveza e sofisticação?

É importante entender que, apenas pelo fato de não ter uma parede dividindo a cozinha e a área de serviço ou uma abertura de porta já é um ganho considerável em todas as possibilidades de personalização e aproveitamento dos metros quadrados, não é verdade?  Mesmo quando o apartamento possui metragens acima dos 100m² e ou possui diferenciais exclusivos de planta, integrando os ambientes você pode ter uma cozinha muito mais funcional e muitas vezes você ganhará também bem-estar e dinamismo. Mas você sabe quais os benefícios da área de serviço integrada a cozinha?

Continue acompanhando e saiba mais!

Como funciona a integração da cozinha com área de serviço?

O Brasil é um país tropical, o que permite secar roupas naturalmente e aproveitar o melhor que o vento e o sol podem oferecer – o que é maravilhoso, já que diminui os custos com energia para esse tipo de função, por exemplo.

Por conta desses fatores de clima e também pela evolução dos lançamentos imobiliários, de uns tempos pra cá, o planejamento de imóveis de altíssimo padrão começou a valorizar a possibilidade de unir as áreas de trabalho dos apartamentos, geralmente compostas pela cozinha e pela área de serviço, com o intuito de permitir melhor aproveitamento da metragem, amplas possibilidades de personalização dos cômodos e até um melhor design de interiores, unificando materiais para o alcance de um padrão incrível de marcenaria e de decorações internas. Assim surgiram as cozinhas integradas, unindo sofisticação, funcionalidade, praticidade e aproveitando todos os espaços da unidade.

Desde a marcenaria, que é um dos maiores volumes dentro de uma cozinha, criar armários, nichos e prateleiras com mesmo material, cor e formato para ambos os ambientes deixa o visual clean e contínuo. As bancadas/pedras seguem a mesma teoria e são ótimas para criarem a impressão de que esses espaços são um só. Assim, fique tranquilo, você não perde em nada com o modelo de planta que possui cozinhas integradas a área de serviço, pelo contrário, ganha em personalidade e também na possibilidade de valorização futura do investimento, já que a tendência veio para ficar.

Integração da cozinha e área de serviço é funcional

Não é novidade que esse modelo de integração dos espaços em apartamentos ganhou espaço nos mais diversos padrões e estilos, afinal, desde apartamentos menores até as unidades com mais metros quadrados precisam e gostam de ampliar todo o potencial de aproveitamento de espaços, não é verdade?

Por isso, arquitetos já desenvolveram técnicas e modelos de personalização, segundo os gostos e preferências dos moradores, para que essa funcionalidade não seja perdida. Ao contrário disso, já é possível perceber que, com o tempo, esse modelo de integração se tornou o preferido dos moradores, já que permite muito mais facilidades nos usos e também a multifuncionalidades de um ambiente.

Demais, né?

Garante maior circulação de ar

Todo mundo sabe da importância de manter um ambiente ventilado, principalmente um ambiente que possui integração com a cozinha e com áreas “molhadas” da casa.

Isso por que a área de serviço é o espaço onde as atividades de manutenção, limpeza e organização se concentram, necessitando de maior fluxo de ar para que atividades como a secagem de roupas e dispersão de perfumes seja potencializada.

Além disso, com o uso cada vez mais comum de plantas inteligentes e práticas, a necessidade de uma janela ou porta com acesso a varanda se tornou ainda mais interessante, o que permite que o fluxo de ventilação seja priorizado, criando uma atmosfera de ventilação cruzada e permitindo que haja a economia, por parte dos moradores, em eletrodomésticos que fariam o trabalho de movimentação das correntes internas do apartamento, como ar-condicionado, ventiladores ou exaustores.

Economia faz bem e pode ser extremamente agradável!

Garante mais iluminação natural

Um outro fator que vem se tornando ainda mais procurado, e muito bem aceito, nas plantas inteligentes é a iluminação natural.

Em uma cozinha integrada, como as dos apartamentos de 2 e 3 suítes do World Trade Center Goiânia, você encontra janelas acima da pia e também uma abertura de acesso à varanda balcão pela área de serviço.

Esse tipo de desenho, além de permitir que a ventilação cruzada seja amplamente valorizada e faça um harmônico trabalho dentro do espaço, também permite que mais raios solares adentrem os ambientes da cozinha e da área de serviço. Isso é um fator de muita valorização do apartamento, já que gera economia de luz, permite o desenho de design interno com maiores possibilidades de plantas e vegetação dentro da unidade e também evita o surgimento de mofo e de qualquer outro fator de desagrado.

Já havia pensado nisso?

Liga as áreas de “trabalho” da casa

Esse é um ponto que é sempre bom ser destacado: a integração da área de serviço com a cozinha reúne as “ilhas de trabalho” do apartamento em um único ambiente e que, futuramente através da decoração do ambiente, poderá ser, ainda mais, isolada do restante da unidade.

Se você é daquelas pessoas que adora receber visitas em casa, mas não gosta que os seus convidados tenham uma visão da cozinha, por exemplo, pode se beneficiar bastante disso. Com a junção desses espaços, você consegue isolar essa área de trabalho do apartamento e aproveitar cada metro quadrado do living, não necessitando de levar todos os seus convidados para uma varanda ou para longe de onde serão servidos.

Este é, inclusive, uma das tendências de design e layout dos apartamentos para 2022: a valorização do living e as possibilidades de isolamento das áreas de preparo e manutenção do apartamento.

Fantástico, não é?

E você, já sabia de todos esses benefícios em comprar um apartamento com área de serviço integrada em um apartamento? 

Continue acompanhando o nosso blog semanalmente e compartilhe! 


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Quem são os responsáveis pela compra e venda de um imóvel?

Saiba a diferença entre corretor, imobiliária, incorporadora e construtora e entenda o papel e a responsabilidade de cada um.

Canal

Investimento

Como funciona personalização e integração dos ambientes

A integração e a personalização são responsáveis por trazer mais dinamismo, classe e amplitude aos ambientes

Canal

Investimento

Goiânia é a segunda cidade no Brasil a ter o World Trade Center

O WTC da capital também será o primeiro do país a contar com área residencial com conceito All in Experience.