02 Jun, 21

Os benefícios de viver em contato com a natureza estão mais do que comprovados. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, as áreas verdes existentes em ambientes urbanos ajudam a reduzir o estresse típico das grandes cidades, além de melhorar a qualidade do ar e facilitar o escoamento da água da chuva. As vantagens incluem ainda a valorização imobiliária e a redução de crimes, entre diversas outras. 

“Essa presença de muita natureza acabou me ajudando a atravessar os momentos mais difíceis da pandemia. Às vezes eu fico uma semana inteira sem sair do condomínio, e as áreas verdes estão me ajudando a não sentir tanta falta desse contato externo”, compartilha o contador Adrion Pires, de 49 anos. Ele mora no Planet Consciente Garden, edifício no Setor Bueno entregue pela Consciente Construtora com quatro praças arborizadas na área de lazer.

Ao todo, o Planet conta com quase 640m² de áreas verdes, apesar de estar no coração da cidade. As praças temáticas levam o nome dos quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo. São 25 árvores frutíferas, sendo 19 jabuticabeiras e seis pitangueiras.  Elas complementam os equipamentos de lazer

O objetivo original era promover a socialização entre os moradores, mas enquanto a pandemia não permite a concretização desse cenário, as praças têm proporcionado momentos de tranquilidade e de contato com a natureza, sempre respeitando as regras de distanciamento social e a proibição de aglomerações. A empresária Miguelina Borges, de 63 anos, que estava acostumada a morar em casa e se mudou há sete meses para o Planet, destaca que as áreas verdes estão fazendo toda a diferença neste momento de isolamento social e também de adaptação ao apartamento.  

“Eu gosto muito de ter contato com a natureza e isso está me ajudando a enfrentar essa fase tão difícil. A praça Água, por exemplo, é linda demais. As árvores frutíferas atraem muitos pássaros. Para mim é fundamental estar sempre rodeada por verde. Eu tenho netos e, sempre que eles podem me visitar, é muito bom usufruir desses espaços com eles”, reflete Miguelina.

Outra moradora do Planet, a professora e farmacêutica Valéria Oliveira, de 58 anos, acredita que, apesar das restrições impostas pela pandemia, as áreas verdes do Planet já estão trazendo uma contribuição importante ao propiciar às novas gerações a possibilidade de contato com a natureza. Segundo ela, que tem um filho adolescente, a presença dessas áreas acaba sendo um incremento importante e muito positivo às outras opções de lazer. 

“É muito importante apreciar a natureza, respirar um pouquinho. Você acaba ficando mais calmo. À noite é muito agradável, tranquilo e silencioso. Para quem tem filhos, é fundamental que os mais jovens se interessem pela natureza e possam ter contato com uma jabuticabeira, por exemplo. Além disso, as árvores e os jardins nos proporcionam mais beleza do que qualquer outra coisa”, afirma Valéria.

As praças complementam os equipamentos de lazer do residencial, que conta com dois terraços gourmet e as quatro varandas localizadas no 39º andar oferecem uma vista privilegiada de 360º de Goiânia, com ventilação natural. No térreo, as áreas de lazer e convivência ainda incluem piscinas adulto e infantil com deck molhado, brinquedoteca, fraldário, salão de festas e quadra kids. Já no primeiro pavimento, o empreendimento conta com academia, sala de jogos, espaço mulher e sala de massagem. Os apartamentos de 122m² contam com três suítes e estão distribuídos em 42 pavimentos. O empreendimento foi entregue em março de 2020.

Durante o período da pandemia, o condomínio tem aplicado regras rígidas para a utilização das praças e demais espaços de convivência, proibindo aglomerações e exigindo o uso de máscaras por parte dos moradores. Além disso, espaços como a quadra poliesportiva e a piscina dependem de agendamento prévio, que pode ser realizado por meio de um aplicativo ou diretamente com o zelador. As reservas têm duração máxima de duas horas e limite de pessoas. O uso está restrito aos moradores, que por enquanto não podem trazer convidados. 

Maior convivência com os animais de estimação

Alguns empreendimentos entregues e em construção que foram projetados pela construtora contam, ainda, com espaços pet places. Os pet place são espaços reservados e apropriados para o convívio, diversão e relaxamento dos animais de estimação. Com preparação para a boa adaptação, tanto de cachorros quanto de felinos, eles possuem estrutura para brincadeiras, passeios, espaços para a realização das necessidades fisiológicas, solário, obstáculos para competições e, até mesmo, espaço para banho.

Esses espaços surgiram para complementar e, em alguns casos, substituir a necessidade dos moradores saírem do empreendimento para passear e aproveitar momentos de divertimento e descontração com o pet. Pensados na segurança, conforto e praticidade, os empreendimentos que possuem pet place já são adaptados para a rotina pet friendly, que vem sido bastante adotada no Brasil.  Saiba mais sobre os empreendimentos pet friendly clicando aqui.

Empreendimentos que valorizam a gentileza urbana

É importante reforçar que esses empreendimentos que contam com as famosas praças de descanso e relaxamento são, também, extremamente positivos para a região, vizinhos e para o clima, reforçando a ideia da gentileza urbana.

Esses verdadeiros recantos verdes integrados as praças contribuem de forma ativa para uma série de benefícios a curto e longo prazo como a diminuição da temperatura devido à redução das ilhas de calor, aumento da umidade do ar, retenção de águas das chuvas e infiltração no solo/lençol freático, atenuamento da poluição sonora, criação de nichos ecológicos e também a filtragem de gases tóxicos pela diversidade de folhas e espécies presentes na praça, contribuindo para a melhoria de problemas respiratórios.

Diante desses benefícios e da afeição do goianiense pela natureza - a capital é considerada inclusive a cidade com maior área verde por habitante (92 m²) no País - construtoras vinham incluindo praças nas áreas comuns dos edifícios, como um item de lazer. Com a pandemia, esses espaços ganharam ainda mais relevância, e se tornaram fundamentais para moradores de edifícios saírem do confinamento dentro dos seus apartamentos.


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

IPCA ou TR: como escolher na hora de financiar um imóvel?

Essas taxas influenciam o valor final e precisam ser compreendidas por quem pensa em financiar um apartamento.

Canal

Investimento

Como comprar um apartamento com segurança?

Na hora de comprar um apartamento, você pode seguir algumas dicas incríveis para aumentar a segurança dos seus investimentos.

Canal

Investimento

Saiba como aumentar sua renda mensal alugando imóveis

Segundo a pesquisa da FipeZap, a procura por apartamentos para alugar foi superior à busca por apartamentos para aquisição.