28 Jun, 22

A verticalização é uma tendência mundial e o Brasil, incluindo Goiânia, não fica de fora. Dados da pesquisa Triider, com base nas edições anuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o país chegou a marca de 10 milhões de apartamentos em 2021, atingindo 14,2% do total de domicílios. O boom ocorreu entre 2008 e 2019, segundo a pesquisa, quando foram construídas mais de 4 milhões de unidades.

Apesar de que a maioria dos brasileiros vive em casas, os números mostram que há uma tendência de verticalização, sobretudo nos grandes centros urbanos. Goiânia, por exemplo, considerada uma das capitais mais verticalizadas e que abriga alguns dos maiores prédios do país, registrou 18.821 unidades lançadas nos últimos dois anos, sendo 10.942 somente no ano passado. Um crescimento de 39%, de acordo com pesquisa mais recente da Brain. E cada vez mais, os apartamentos passam por mudanças e transformações, que garantem mais conforto, comodidade e segurança, elementos apontados como chamariz para quem prefere viver em prédios.

É o que conta a arquiteta e gerente de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio. “Com o crescimento das cidades, morar em prédios se tornou uma opção mais segura. A partir daí, acabou criando-se uma dicotomia entre morar em casas e apartamentos, mas com tendência de aumento da preferência para prédios”.

A verticalização no Brasil tem pouco mais de um século: começou em  1910, em São Paulo, e, em 1920, no Rio de Janeiro. Em Goiânia, os primeiros edifícios são da década de 1950, com um segundo momento de verticalização mais significativo entre os anos de 1965 e 1975.  A Consciente Construtora e Incorporadora, informa Camila, começou a atuar no mercado de incorporação desde os anos de 1990.

Para ela, a cada ano os residenciais passam por transformações, por um esforço coletivo do mercado, para deixá-los mais atrativos. “A arquitetura vertical residencial evoluiu e foi muito aprimorada. Ao longo dos anos, em cada lançamento, nós buscamos atender as solicitações dos moradores, as quais descobrimos por meio de nossas pesquisas e observações de mercado”, diz a arquiteta.


A empresa completou 40 anos em março de 2022 e já entregou 27 prédios residenciais em Goiânia, inaugurando uma série de tendências nas moradias em apartamentos. “A empresa vem buscando transformar essa forma de morar, para que ela seja cada vez mais natural e confortável dentro dos edifícios”, diz a especialista.

Confira 10 situações de entraves que foram completamente superados em prédios:

 

1 - Queda de energia

Quem nunca imaginou morar em andares altos e ter medo de acabar a energia e não poder usar o elevador? No passado, esse era um risco eminente, mas hoje o uso de geradores evita essa situação de desconforto, medo e até trauma para algumas pessoas. Quando há queda, os geradores são imediatamente acionados e o trajeto segue.  Desde 2009, os empreendimentos da Consciente Construtora já adotam o uso de geradores, que atendem 100% das funções do uso comum do empreendimento, como elevadores, portões eletrônicos e iluminação. “Os geradores de energia serão alimentados por um sistema regenerativo, no qual 25% da energia consumida pelos elevadores é reaproveitada”, salienta Camila Inácio. Além disso, alguns lançamentos são 100% autônomos, gerando energia para todos os apartamentos do empreendimento, e não só para as áreas comuns.  

 

2 - Lavar veículo

O carro é uma paixão do brasileiro, que gosta de zelar bem dele. Seja por prazer ou por economia, lavar o próprio carro no fim de semana, em casa, tornou-se um hábito para muita gente aos fins de semana. Mas, para quem mora em prédio, essa é uma atividade sem espaço para ser realizada e deixa seus moradores dependentes dos lava-jatos.  Para eliminar esse empecilho, a Consciente Construtora trouxe para Goiânia a experiência do car wash para a lavagem de carros, semelhantes às encontradas em shoppings. A água que será utilizada para a limpeza será reaproveitada da água dos aparelhos de ar-condicionado. Assim, os moradores não precisarão sair de casa para ter o carro limpo e ainda podem aproveitar as experiências de cuidar de algo que valorizam, compartilhando esse prazer com os filhos, por exemplo.

  

3 - Guardar a bike

Nada como acordar com tranquilidade aos finais de semana e pegar a bike para dar um voltas pelas ciclovias da cidade, não é mesmo? Nos prédios mais antigos, não havia espaço na área comum para armazená-las. Mas hoje, diante das demandas por mobilidade e transporte sustentável, os residenciais vêm com  bicicletários. “No nosso caso, todos os residenciais lançados pela construtora, recentemente, contam com essa estrutura para ajudar o morador na manutenção e proteção do meio de transporte, que é ainda mais sustentável”, informa a arquiteta.


4 - Quintal no apê

O contato e a conexão com a natureza são especiais. Entre os pilares de integração da Consciente, as áreas verdes estão cada vez mais completas e proporcionam diversos benefícios aos moradores dos empreendimentos. No Gaia Consciente Home, por exemplo, há diversas inovações sustentáveis e inovadoras como horta e pomar para cultivo de alimentos orgânicos, além de teto verde com reaproveitamento da água das chuvas. Já o Casa Brasileira apostou em um conceito que incorpora as áreas verdes às áreas privativas de cada apartamento por meio dos quintais elevados. O Botanic Consciente Life, por sua vez, é o primeiro empreendimento residencial com lago ornamental e bosque. O WTC Goiânia terá ainda 2 mil metros quadrados de área aberta ao público. Nesse caso, a ideia surgiu com a intenção de criar um espaço harmônico e de fácil acesso aos pedestres da região e seu desenho foi inspirado no bioma Cerrado.


 Ficou interessado sobre o assunto ? Clique aqui e saiba mais


5 - Encomendas 

Receber encomendas ficou mais fácil também. Caso o morador não esteja em casa no momento da entrega, não há a possibilidade da encomenda voltar. Nos empreendimentos mais recentes, os condomínios são entregues com áreas mais completas, como lockers de segurança. Com o crescimento do delivery e das compras online, agora os projetos contam também com uma entrada separada para atender essa demanda.

 

6  Visão Panorâmica 

Uma das queixas de quem vivia em apartamentos no passado era ter uma visão limitada, muitas vezes tendo à frente apenas mais um prédio. Enquanto quem vive em casa tem o horizonte à sua volta. Esse conceito mudou e, quem vive em edifícios, tem o horizonte do alto para sua contemplação. É que agora, os residenciais contam com o rooftop de lazer na cobertura, trazendo esse desfrute para todos que vivem no prédio. A Consciente Construtora foi pioneira na capital goiana em democratizar a visão panorâmica da cidade para todos os moradores, já que, até então, só havia cobertura no topo dos prédios. O primeiro foi o Solar Universitário, em 2008. “Admirar a paisagem, observar o luar, curtir uma boa música na presença de amigos, tudo isso ficou mais fácil e utilizado de forma democrática pelos moradores, já que é acessível a todos os residentes do empreendimento.”, diz Camila.

 

7 - Isolamento acústico

Ouvir barulho do salto da vizinha de cima ou o barulho das crianças do vizinho do lado era outro ponto que já levou muita gente a evitar viver em apartamentos. E esse é outro paradigma que está ficando para trás, especialmente após a regulamentação da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575) em 2013. Os projetos dos empreendimentos atualmente são executados com o objetivo de reduzir a transmissão de ruídos, adequando-os aos padrões delimitados pela norma. Para isso, são usados manta acústica, aumento das espessuras das paredes, esquadrias mais elaboradas, além da desconexão dos fixadores de tubulação. Tudo isso para manter a tranquilidade dentro de cada apartamento.

 

8 - Uma área de lazer para chamar de sua

A vida dentro dos apartamentos já limitou muitos moradores de sua vida social no passado, já que havia espaço o suficiente para receber os amigos ou a área de lazer permitia a entrada de convidados. Os atuais projetos já procuraram solucionar esse impasse também. Além da parte social dos apartamentos hoje contar com integração com a cozinha e varanda, favorecendo os encontros sociais mais intimistas, os atuais residenciais contam com espaços gourmets com piscina, churrasqueira e até forno de pizza  para os moradores receberem convidados.  “Esses espaços são separados do restante do lazer aberto a todos os moradores para que haja privacidade no encontro”, explica a especialista da construtora.

 

9 -  Ter tudo perto

Sair para jantar em um bom restaurante agora está ao passo de uma escada ou elevador. O conceito mixed used usado no WTC, com torre empresarial, torre residencial e espaço comercial, por exemplo, visa justamente a praticidade na vida cotidiana e a qualidade de vida em um só lugar, dispondo de toda infraestrutura necessária a moradores, usuários e prestadores de serviços. “Será um dos melhores pontos de encontro para os goianienses, valorizando a sustentabilidade, a conexão com a natureza, mas também a conexão social, já que as pessoas poderão usufruir desse espaço que terá diversos ambientes diferentes, bons restaurantes e bares”, detalha Leonardo Menezes, coordenador de obra do local. 

 Ficou interessado sobre o assunto ? Clique aqui e saiba mais

10 -  Chega de apartamentos escuros

Outra evolução dos projetos residenciais verticais diz respeito à luminosidade, que era praticamente exclusiva em casas em razão das aberturas para as varandas, garagens e quintais e a maior liberdade dos projetos em ampliar o tamanho das janelas. Os empreendimentos verticais atuais possuem vãos maiores para janelas, varandas em estilo balcão, que permitem maior ventilação e luminosidade, ou varandas em estilo “boca larga”, que tem a mesma largura da parede da sala. Além disso, a valorização da iluminação e ventilação natural através de amplas esquadrias e janelas também faz muito sucesso.  “Tudo são alterações de projetos que favorecem a iluminação e a ventilação naturais nos apartamentos”, observa Camila.



Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

10 restaurantes que você precisa conhecer no Setor Bueno

O bairro é um verdadeiro polo gastronômico que permite morar, se divertir e aproveitar grandes delicias sem grandes deslocamentos.

Canal

Investimento

Oportunidade: por que investir em imóveis hoje?

A busca por investimentos seguros nesse momento é grande, e a compra de imóveis tem sido uma das melhores opções.

Canal

Investimento

Qualidade gera valorização: A vantagem de investir Consciente

A Consciente tem algumas dezenas de empreendimentos sob a sua responsabilidade, todos eles com um quociente de valorização elevado