13 Mai, 21

Se você está pensando em comprar um imóvel, com certeza já pensou sobre como preparar a decoração do novo apartamento. A decoração é a identidade pessoal do morador aplicada em detalhes. É através da decoração do imóvel que você consegue se sentir em casa, relaxado e, de quebra, demonstrar os gostos pessoais dos moradores desta unidade para seus visitantes e parentes.

Para que essa identidade seja aplicada, de forma tranquila, precisamos contar com a participação de fornecedores de moveis planejados, iluminação, arquitetura e até mesmo de uma mão de obra qualificada e experiente. Mas você já se perguntou quais fornecedores você precisa para planejar a decoração do apartamento? Já parou para pensar sobre o prazo que os fornecedores solicitam para entregar seus moveis planejados, por exemplo?

Isso é muito importante para o seu timming de mudança e pode dar uma grande diferença no seu prazo de mudança para a nova casa. Quer saber mais? Continue acompanhando!

Como escolher a decoração para meu apartamento?

O primeiro passo, antes mesmo de começar a contatar os fornecedores para as devidas modificações, é escolher a decoração ideal para o seu novo espaço. Isso é uma tarefa que pode ser facilmente resolvida com a ajuda de um arquitetoO arquiteto é o profissional perfeito para entender o seu estilo e dar forma para o seu desejo. Através de uma conversa e de um bom briefing, este profissional conseguirá esboçar os projetos de marcenaria, revestimento, iluminação, mobiliário e colorização da sua unidade, determinando as melhores combinações e te ajudando com as adaptações necessárias.

É importante reforçar que é com a ajuda de um arquiteto que você consegue economizar com erros e desproporcionalidades, já que este profissional tem a experiência e o know-how para te ajudar a escolher os materiais sem desperdício. Imagina só escolher um revestimento para a sua cozinha, adquirir o material e na hora da aplicação descobrir que não será possível realizar tal aplicação devido a tipologia, diferenciação de materiais ou até sobras gigantescas de materiais comprados e que acabou perdendo grande parte deste dinheiro.. Este tipo de situação, acredite se quiser, sempre acontece e justamente por isso que indicamos um bom arquiteto. Melhor evitar este tipo de decepção em um momento tão importante, não é verdade?

O profissional da arquitetura irá te solicitar a planta, juntamente com as medições exatas de cada parede e, caso necessário, até mesmo a planta humanizada do seu imóvel. Por isso, é bastante importante que você solicite para a construtora as medidas e o arquivo de plantas antecipadamente.

É importante reforçar que algumas construtoras realizam um dia D, poucos meses antes da entrega do imóvel, onde você é convidado, junto com seus fornecedores, a visitar a sua unidade semifinalizada. Lá, vocês poderão aproveitar para realizar as medições que possuem dúvidas e, até mesmo, conversar sobre a decoração dentro do apartamento. Este é um bom gatilho para as boas ideias na decoração e vale muito a pena conferir se você pode fazer isso na unidade em que comprou. Assim, você ganha tempo para pensar melhor na decoração.

Como saber se os fornecedores são confiáveis?

Outro momento muito importante para quem está reformando ou personalizando uma unidade residencial e a de conhecer os fornecedores e empresas que farão parte desta dinâmica. Esta etapa garante que seus moveis serão entregues perfeitamente, no prazo correto e também evita que você pague caro por materiais de qualidade inferior.

Para que você consiga contratar fornecedores com segurança e confiabilidade separamos um pequeno roteiro de pesquisa para a seleção destes trabalhos essenciais. Em cinco passos:

  1.    Pesquise bastante e faça ao menos 3 orçamentos para cada serviço que precisará;
  2.    Busque referências dos fornecedores, inclusive indicações de amigos, parentes e até mesmo com a construtora de onde você está adquirindo o imóvel;
  3.    Peça imagens de trabalhos anteriores e verifique se o que você deseja para a sua unidade se encaixa na especialização daquela empresa;
  4.    Verifique quanto ao prazo de execução dos serviços e se ele interfere em outras coisas que você deseja fazer no seu apartamento;
  5.    Consulte o fornecedor sobre todas as informações que ele precisará para executar o serviço.

Seguindo estes passos simples, a chance de alguma coisa não sair como o planejado será muito baixa. Por isso, foca no cheklist!

Quais os profissionais necessários para reformar um apartamento?

Agora que você já entendeu como conversar e selecionar os melhores fornecedores para a sua obra, é importante entender o que será modificado para ir atrás dos serviços corretos. Em conversa com o seu arquiteto serão definidas as alterações de projeto e ambientes. Após isso, um profissional com experiência para a concretização da reforma deve ser contatado.

Na maioria dos casos, os profissionais necessários para reformar um apartamento são especializados em:

  1.      Mobiliário e móveis planejados em madeira ou aço;
  2.      Aplicação, correção e modificação de papel de parede;
  3.      Espelhos, box e vidraçaria;
  4.      Eletrodomésticos (não se esqueça que seus móveis dependerão de todas as especificações dos eletros que serão adquiridos) como geladeiras, fornos, cooktops, micro-ondas e até televisores e racks;
  5.      Projeto luminotécnico, responsável pela iluminação e adaptação de pontos elétricos no imóvel;
  6.      Gesso;
  7.      Revestimentos, pedras e metais;

Tudo dependerá das necessidades estabelecidas por você e pelo profissional de arquitetura que estará te auxiliando. Viu como é simples resolver essas situações?

Qual o prazo de entrega de uma obra em um imóvel?

Definidos os fornecedores, os serviços prestados e o que será necessário para as conclusões, chega o momento de solicitar o prazo de entrega. Em geral, os profissionais de moveis, gesso e outras modificações imobiliárias solicitam até 90 dias, dependendo do tamanho das alterações de projeto e também da complexidade do serviço a ser entregue.

Para que você não se sinta desinformado, solicite no momento da contratação um prazo de conclusão de cada serviço e cobre, se necessário, a entrega do material e das reformas no prazo combinado. Atente-se ainda em colocar todas as informações discutidas e definidas com cada profissional em contrato, assim, você se resguarda de dificuldades ou situações embaraçosas futuramente, além de manter um ótimo relacionamento com o fornecedor.

Preparar a decoração do novo apartamento pode assustar, afinal, parecem ser inúmeros detalhes e situações que só irão piorar com o tempo. Mas com planejamento, tranquilidade e boas fontes de negociação, deixar o seu novo apartamento do jeito que sempre desejou não será coisa de outro mundo. 

Gostou do conteúdo? Continue conectado conosco através de nossa News e também das nossas redes sociais! 



Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Como saber se está na hora de mudar para um apartamento maior?

Espaços integrados e amplas metragens proporcionam uma experiência de conforto, lazer e sofisticação para o estilo de vida das famílias.

Canal

Investimento

Qualidade gera valorização: A vantagem de investir Consciente

A Consciente tem algumas dezenas de empreendimentos sob a sua responsabilidade, todos eles com um quociente de valorização elevado

Canal

Investimento

Por que comprar um apartamento com varanda balcão?

Tendência em empreendimentos internacionais, esse modelo de varanda oferece bem-estar, luxo e sofisticação.