20 Ago, 19
A escritura pode ser feita em qualquer cartório de notas. Para facilitar, a Consciente pode indicar os cartórios que possuem os documentos do empreendimento, afim de reduzir o tempo que você gastará nesse processo. Entre em contato com nossa Central de Relacionamento para saber qual o cartório indicado pra você.

Sigas as orientações abaixo:

1- Faça a quitação do Saldo devedor com a Consciente e solicite o Termo de quitação de Contrato assinado pelos representantes legais da empresa.

2-Procure um cartório faça a escrituração no cartório de notas e em seguida o registro da sua escritura no Cartório de registro de Imóveis. Os cartório que calculam as taxas.

IMPORTANTE
para a segurança do cliente, a escritura definitiva não é entregue a terceiros. Ela só será outorgada ao proprietário atual constantes no banco de dados. Para melhor esclarecer, preparamos algumas respostas para perguntas que frequentemente são feitas durante o processo de financiamento, confira.

1- QUAL O VALOR DA ESCRITURAÇÃO E DO REGISTRO DA ESCRITURA?
Primeiramente, você fará a escrituração no Cartório de Notas e depois o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis. O valor a ser pago entre impostos e despesas com cartórios é de aproximadamente 3% do valor de compra e venda do imóvel. Esse valor é calculado pelos cartórios.

2- QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSTRUMENTO PARTICULAR E ESCRITURA PÚBLICA?
O instrumento particular pode ser firmado entre as partes com a presença de duas testemunhas, a exemplo do contrato particular de promessa de compra e venda praticado antes da quitação da dívida e para unidades em construção. A escritura pública é o documento lavrado no Tabelionato de Notas.
O instrumento particular de contrato de compra e venda, de financiamento imobiliário, de alienação fiduciária em garantia e outros pactos têm força de escritura pública.

3- POR QUE REGISTRAR A ESCRITURA DO IMÓVEL?
Quem não registra, não é dono! É só com a escritura do imóvel que você, cliente, tem todos os seus direitos garantidos perante a sociedade e o Estado. Segundo o Código Civil, a aquisição total de um imóvel depende só do registro da escritura, que é a formalização da venda especificada na matrícula do imóvel, quando a titularidade dele é definitivamente transferida.

Fique atento!
O registro da escritura do imóvel só pode ser feito no cartório que tem a matrícula do imóvel, na cidade do mesmo.

DICA
Para uma melhor organização financeira, sugerimos que, desde a compra do imóvel, seja calculado e esteja na sua previsão orçamentária o valor para as despesas com impostos e cartório.

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Qual a função do síndico em um condomínio?

O papel do síndico é muito importante e cumpre com diversas obrigações, priorizando a imparcialidade, o bem comunitário e a preservação do empreendimento.

Canal

Investimento

Qual o porte ideal de Pet para seu apartamento?

Saiba como adaptar seu animal ao novo lar.

Canal

Investimento

Como saber se está na hora de mudar para um apartamento maior?

Espaços integrados e amplas metragens proporcionam uma experiência de conforto, lazer e sofisticação para o estilo de vida das famílias.