13 Ago, 19

Leia aqui tudo o que você deve saber antes de comprar os eletrodomésticos para o seu apartamento.

Adquirir os eletrodomésticos certos que irão se integrar aos seu novo apartamento não é uma tarefa fácil e alguns pontos técnicos devem ser levados em conta neste momento, confira uma lista com os principais detalhes a serem observados no momento da compra de cada um deles.

DICA para aquisição e instalação de aparelhos eletrodomésticos: Para maior economia de energia, adquira equipamentos com o Selo Procel, classe A ou B e lembre-se sempre de ler o manual do fabricante.

Sua cozinha nova deverá ser planejada de acordo com a distribuição de tomadas e interruptores pelo ambiente. Lembre-se de deixar acesso fácil a eles durante o desenvolvimento do projeto dos seus armários


AR CONDICIONADO

Verifique o tipo de instalação na qual o imóvel está preparado para receber o ar condicionado. Normalmente é para o tipo Split. Verifique no Manual do Proprietário a posição da laje técnica e siga as recomendações de projeto. A quantidade de BTUs exigida é feita mediante cálculo do tamanho do ambiente e quantidade de calor que recebe das fachadas. Comprar um ar condicionado com potência menor pode ser mais barato no início, mas vai gastar mais energia, pois o aparelho irá trabalhar no seu limite. O aparelho dimensionado é mais econômico e tem maior vida útil.

CUIDADOS NA AQUISIÇÃO DO AR

A instalação do equipamento deve ser feita por equipe indicada pelo fabricante. Prepare-se, pois além do valor pago pelo equipamento, haverá custo para o serviço de instalação, a ser negociado diretamente com o instalador. Procure adquirir produtos com Selo Procel Classe A ou B para maior economia de energia.

ONDE E COMO INSTALAR O AR?

Todos os empreendimentos preveem pontos para a instalação de ar condicionado, basta consultar o manual da sua unidade. Nele você encontrará também os projetos que indicam a localização desses pontos nos ambientes. Quando for contratar os profissionais para a instalação do seu equipamento, dê preferência aos que seguem os padrões do fabricante e considere sempre os posicionamentos indicados em projeto. Exija nota fiscal e documento de garantia do serviço. Não permita efetuar furações em lajes, vigas e pilares para passagem de infraestrutura para não perder sua garantia.


LAVA LOUÇA

Para maior economia de energia adquira um equipamento com Selo Procel classe A ou B e sempre leia o Manual do fabricante. Quando contratar o profissional para o desenvolvimento do projeto de seus armários, lembre-se de deixar acesso fácil às tomadas. Se for fazer a base de alvenaria para bancada na cozinha, verifique a altura do equipamento. Lava louças acima de 10 serviços normalmente passam abaixo de bancadas de 90cm do piso, se o frontão for de 4cm e não houver base de alvenaria.


LAVA ROUPA

Verifique os pontos de água e esgoto, se o disjuntor segue especificação do manual da máquina e se a espessura do fio da tomada também atende, para não perder garantia do equipamento. Lembre-se de deixar acesso fácil a tomada, que também deve ter plugue mais largo (tomada com entrada mais larga) devido à potência do aparelho. Verifique se o equipamento que deseja comprar possui o dispositivo antiespuma, ele é uma boa opção contra o retorno da espuma pelo ralo ou caixa sifonada.


FORNO ELÉTRICO E MICROONDAS

Para maior economia de energia procure adquirir equipamento com Selo Procel classe A ou B. Verifique se a potência, espessura do fio e disjuntor são compatíveis com o aparelho. Lembre-se de deixar acesso fácil a essa tomada durante desenvolvimento do projeto do armário e lembre-se sempre de ler o manual específico do seu equipamento.


FOGÃO OU COOKTOP

Para maior economia de energia procure adquirir equipamento com Selo Procel classe A ou B. Verifique se no layout foi pensado fogão tipo cooktop ou de pé e qual a potência total das tomadas, disjuntor e pra qual vazão de fogão foi projetado. Verifique também se existe um ponto para coifa (tipo depurador, sem exaustão) e qual altura e posição do ponto, pois pode interferir no modelo da coifa. Lembre-se de deixar essa tomada em fácil acesso durante o desenvolvimento do projeto do armário e lembre-se sempre de ler o manual específico do seu equipamento.


REFRIGERADOR

Verifique se no layout tem uma geladeira e freezer ou se o espaço é para um side by side por exemplo. Se o refrigerador que você adquiriu exige ponto de água, é importante verificar também se seu apartamento possui ponto de água próximo ao ponto elétrico da geladeira. Não adianta querer aproveitar ponto de água do filtro se ele estiver distante do ponto da geladeira.

Lembre-se de deixar acesso fácil a essa tomada durante desenvolvimento do projeto de armário e lembre-se sempre de ler o Manual específico do seu equipamento.


TV

Verifique nos ambientes, quais estão previstos pontos para TV e se possuem tomadas extras para colocar aparelhos diversos como DVD, vídeo game, home theater etc. Também verifique se existe ponto de internet próximo para passagem de cabeamento. No caso de instalação de home theater, procure saber se o aparelho que você está adquirindo tem compatibilidade com a marca do receiver e se possui o número de entradas e saídas de cabos HDMI suficientes para ligar todos os aparelhos. É necessário respeitar uma altura de no mínimo 110CM do chão para instalação da Tv na parede.


Visite nossa Central de Decorados para se inspirar antes de escolher a decoração e comprar os eletrodomésticos.

Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Guia rápido para montagem do seu apartamento

Pontuamos as principais dúvidas, afim de esclarecer quais acessórios devem ser instalados no seu apartamento novo e quais cuidados devem ser tomados na montagem do mesmo.

Canal

Investimento

4 formas diferentes de realizar investimentos em imóveis

É possível investir no mercado imobiliário de maneiras diferentes, mas com a segurança necessária.

Canal

Investimento

World Trade Center coloca Goiânia no business internacional

Proposta da rede presente em 323 cidades de 90 países é conectar a capital goiana a investidores e empresários de todo o mundo